quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Preparação para a II Etapa da Trilha Ecológica de Percepção


Está chegando a II Etapa da Trilha Ecológica de Percepção aumentando a expectativa das crianças, afinal desta vez as famílias poderão assistir e percorrer o trajeto da atividade com a seguinte ressalva: “A criança que tiver familiares para participar, entrará na trilha primeiro e só após o seu término é que o acompanhante iniciará”. A medida é para evitar intervenções que venham favorecer as descobertas e reconhecimento dos animais para alguns. Todos sabem que a trilha é uma das atividades que possibilita adquirir grande quantidade de pontos para a tabela do mês e a criança será avaliada pelo próprio desempenho sem interferência de outros.

A atividade começa na segunda-feira, dia 05/11 com a sala do 1º ano “A” da Escola Municipal Alcino Carneiro e vai até dia 07 de novembro de 2012. Portanto fica aberto o convite aos interessados, especialmente às famílias das crianças da referida sala, para participar com os filhos (as) da II etapa da trilha.
Nesta quarta e quinta-feira os animais da trilha estarão expostos na sala de aula para trabalhos em grupo, onde as crianças recordarão informações e conceitos importantes sobre a preservação das espécies. O grupo que iniciou a atividade de hoje, antes de abrirem a caixa eram convidados a explicar o significado de animal peçonhento e citar pelo menos uma espécie. Das cinco crianças uma destacou na explicação e no exemplo: - “São animais que tem veneno. A cobra”. Quando os animais foram expostos, as demais crianças foram questionadas se conheciam outras espécies diferentes das que estavam na mesa e que produziam toxina. Citaram: “o sapo” e “o escorpião”. Cada membro do grupo tinha que criar uma frase com a espécie citada se o animal fosse referente à classe estudada. Nos outros grupos houve o mesmo desempenho, com falhas e acertos a atividade mostra a necessidade de estar sempre retomando os conteúdos, sendo este um dos objetivos da II etapa da trilha.
A classificação será igual da I etapa da Trilha, ou seja, estarão divididos em insetos, peçonhentos, silvestres, domésticos e aquáticos. A diferença está na forma de registro que antes era através de desenhos. Neste quarto bimestre quase todas as crianças são leitoras e terão fixado nos cadernos a listagem dos animais com quadrinhos para assinalar a quantidade. Quanto às que chegaram ao terceiro bimestre e ainda não possuem o domínio da leitura, será usado desenhos que possibilitem fazer a leitura visual.

Venham conferir!
 



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário