quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Preparação para a II Etapa da Trilha Ecológica de Percepção


Está chegando a II Etapa da Trilha Ecológica de Percepção aumentando a expectativa das crianças, afinal desta vez as famílias poderão assistir e percorrer o trajeto da atividade com a seguinte ressalva: “A criança que tiver familiares para participar, entrará na trilha primeiro e só após o seu término é que o acompanhante iniciará”. A medida é para evitar intervenções que venham favorecer as descobertas e reconhecimento dos animais para alguns. Todos sabem que a trilha é uma das atividades que possibilita adquirir grande quantidade de pontos para a tabela do mês e a criança será avaliada pelo próprio desempenho sem interferência de outros.

A atividade começa na segunda-feira, dia 05/11 com a sala do 1º ano “A” da Escola Municipal Alcino Carneiro e vai até dia 07 de novembro de 2012. Portanto fica aberto o convite aos interessados, especialmente às famílias das crianças da referida sala, para participar com os filhos (as) da II etapa da trilha.
Nesta quarta e quinta-feira os animais da trilha estarão expostos na sala de aula para trabalhos em grupo, onde as crianças recordarão informações e conceitos importantes sobre a preservação das espécies. O grupo que iniciou a atividade de hoje, antes de abrirem a caixa eram convidados a explicar o significado de animal peçonhento e citar pelo menos uma espécie. Das cinco crianças uma destacou na explicação e no exemplo: - “São animais que tem veneno. A cobra”. Quando os animais foram expostos, as demais crianças foram questionadas se conheciam outras espécies diferentes das que estavam na mesa e que produziam toxina. Citaram: “o sapo” e “o escorpião”. Cada membro do grupo tinha que criar uma frase com a espécie citada se o animal fosse referente à classe estudada. Nos outros grupos houve o mesmo desempenho, com falhas e acertos a atividade mostra a necessidade de estar sempre retomando os conteúdos, sendo este um dos objetivos da II etapa da trilha.
A classificação será igual da I etapa da Trilha, ou seja, estarão divididos em insetos, peçonhentos, silvestres, domésticos e aquáticos. A diferença está na forma de registro que antes era através de desenhos. Neste quarto bimestre quase todas as crianças são leitoras e terão fixado nos cadernos a listagem dos animais com quadrinhos para assinalar a quantidade. Quanto às que chegaram ao terceiro bimestre e ainda não possuem o domínio da leitura, será usado desenhos que possibilitem fazer a leitura visual.

Venham conferir!
 



 
 

Tabela de outubro


Fantástica a tabela do mês de outubro! Quatorze crianças colocaram-se nas primeiras seis pontuações. As duas últimas atividades que marcavam pontos foram emocionantes, especialmente a de leitura nos livros de historinhas e gibis, onde meninos e meninas haviam de explicar a história sem o material de apoio, ou seja, sobre o próprio entendimento do texto lido.

Uma das crianças que atingiu o maior número na tabela vem se destacando na oralidade faturando 17 pontos na história do Peter Pan, nos nomes dos animais da trilha e na formação de frases. Participou de todas as rodas de leitura e não foi eliminado de nenhuma delas.

Parabéns crianças! Todos vocês são capazes. Acreditem!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Interpretando historinhas dos livros e gibis


Com o intuito de instigar as crianças interpretar o que estão lendo, nesta sexta-feira foi proposto a elas escolher livros de historinhas ou gibis para leitura individual. Após a conclusão dentro do tempo estabelecido, vinham uma a uma à frente da sala para contar as historias sem o material de apoio. A sala foi dividida em dois grupos e nesta quinta-feira (26/10/2012) apenas quatorze participou, deixando as outras para próxima aula. Na hora de apresentar algumas ficaram presas à escrita do texto e queriam reproduzir na íntegra, ou seja, decoraram pequenas frases, outras não conseguiram nem mesmo pronunciar o nome da história, apesar de ter usado questionamentos estimulando-as falar.
Porém, no primeiro grupo de apresentação três crianças destacaram contando suas histórias: Herick passou a história aos colegas em poucas palavras; Júlio Cesar fez pose incrementando a sua mais um pouco; João Eduardo enfiou as mãos nos bolsos da bermuda, levou uma perna para frente deixando a outra de apoio e foi respondendo a pergunta sobre quem ele estaria contando. - Peter Pan... Transmitiu a história passo-a-passo.
Teve também uma quarta criança que destacou por conseguir fazer leitura visual.
Parabéns crianças!


 


 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Roda de leitura_ Mamães Leidimar e Ana Paula


Obrigada mamãe Leidimar por ter aceitado o convite de participar da brincadeira e garantir a permanência da filha até o final da leitura. Criança com autoestima elevada é mais participativa, adquire maior confiança e produz com propriedade.


Quanto à mamãe Ana Paula recém-chegada ao município aceitou o convite para assistir o período de aula, participou da roda e veio conhecer o ambiente e o desenvolvimento em que as crianças se encontram para ajudar a filha. Obrigada pela paciência, atenção e também por firmar conosco o compromisso de alfabetizar, assumindo em casa o papel de professora particular. É importante acreditar, ser persistente e contribuir na formação das nossas crianças. Somos um tripé: criança, escola e família.

 
A música foi escolhida com antecedência na sexta-feira (19/10/2012) para as crianças lerem e fazerem cópia.

Peixinhos do mar

(CD 02 M-07 – Baby Hits II)


Quem te ensinou a nadar? (BIS)
Foi, foi marinheiro,
Foram os peixinhos do mar. 

Quem te ensinou a nadar? (BIS)
Foi, foi marinheiro,
Foram os peixinhos do mar. 

E nós,
Que viemos de outras terras,
De alto mar.                             (bis) 

Temos pólvora, chuva e bala,
Nós queremos
É guerrear.                              (bis)
Após a roda de leitura foram escolhidas palavras grifadas da música para formação de frases:
Nadar: 
- Eu vou nadar.
Mar:
- Eu vou nadar no mar.
Peixinho:
- Eu vou nadar igual um peixinho.
Marinheiro:
- O marinheiro nada comigo na piscina.
Pólvora:
- A pólvora está matando os meus peixes e não vai sobrar pra comer.
 
 

 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Duas mamães na roda de leitura


Após a entrega do convite às famílias para participar da brincadeira Roda de leitura no dia 18/10/2012, duas mamães marcaram presença nesta segunda-feira. Dona Maria Cristiane moradora da zona urbana chegou cedo para assistir todo o período de aula, nos deu o privilégio de participar duas vezes da brincadeira auxiliando duas crianças na leitura. Dona Ana Rosa chegou após o recreio e auxiliou outra criança.

 
Como é bom ter a presença de vocês na sala de aula, poder verificar de perto o trabalho de vossos filhos! Como é maravilhoso perceber o sorriso radiante estampado no semblante desses pequenos leitores, cheios de orgulho por essa presença marcante que assinalará para sempre na memória deles. Obrigada pelo incentivo e voltem sempre!




Após a leitura foram retiradas palavras da música para as crianças elaborarem frases de forma oral e individual. Elas eram convidadas dentro de suas capacidades, ajudar a professora transcrever para a lousa ditando as letras na formação de cada palavra. Veja algumas das frases criadas a partir das palavras grifadas.
O siri e o caranguejo
São dois bichos engraçados.
O siri quer ser tenente
E o caranguejo delegado,
Mais não pode.
O pé, o pé, o pé.
A mão, a mão, a mão.
Balanceia minha gente
No meio deste salão,
Que está tão bom.
 
- Eu quero ser tenente.
- Meu pai é delegado.
- Meu bichinho de estimação é um caranguejo.
- Eu peguei um siri.
- Eu peguei uma mão.
Na formação da última frase com a palavra balanceia, exemplifiquei com bambolê o significado de balancear, pois estavam confundindo com balança (peso). Nesse momento deixei aberto para Dona Maria Cristiane ajudar. Segundo a mesma não conseguia pensar em nenhuma frase para colaborar com o filho quando ele surpreendendo todos rapidamente ditou:
- Quando estou dançando eu balanceio todo.



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Drª Nicele na Roda de Leitura

Drª Nicele é odontóloga e presta atendimento na Escola Municipal Alcino Carneiro. Hoje a mesma compareceu na sala de aula no início dos trabalhos para confirmar o dia e horário que deveria participar da brincadeira “Roda de leitura uma palavra por vez”, porém a turma insistiu para ser hoje mesmo a presença dela na brincadeira. Muito carinhosa aceitou o convite das crianças e retornou após o recreio. Obrigada pela participação e atenção dedicada às crianças.



 
 

Grupo de estudo lidera outros grupos


Tem um grupo de quatro crianças que fazem as atividades de casa reunidas em quase todos os dias no período contrário da aula. A socialização na hora de fazer as tarefas propostas tem produzido um efeito maior na assimilação dos conteúdos. Diante de tal fato estão sendo aplicadas outras atividades em sala de aula de forma que cada componente desse grupo torne o líder e orientador de um novo grupo. Um exemplo está na formação de palavras direcionadas com o folheto numerado e através dela, criar diferentes frases. Com os números 52, 44 e 40 formaram a palavra molejo e cada criança formou e ditou sua frase para ser escrita na pequena lousa. Em seguida transcreviam a frase criada no caderno.
 
 
 
 
 
 

Brincadeiras livres e direcionadas



Por estar sempre preocupada em produzir um ambiente agradável procuro proporcionar atividades envolvendo brincadeiras principalmente no último horário de trabalho com a sala, pois as “crianças [...] ainda se encontram no seu momento do brincar e exigem para seu êxito método empíricos que farão do contexto escolar um ambiente agradável e fomentador da aprendizagem” (MARTINS, 2012).
Corre cutia, a brincadeira das imagens abaixo é comum entre as crianças e fácil por ocupar um pequeno espaço para realizá-la.
 
 
 

Roda de Leitura com Mamãe Eliane


Com a presença da mãe Eliane que visitava a sala de aula do filho para assistir de perto o seu desenvolvimento, convidamos a mesma para inaugurar a participação das famílias na brincadeira “Roda de leitura uma palavra por vez”, que envolve atenção, percepção e leitura nas letras musicais que as crianças cantam.
 
A leitura da brincadeira é a nº 143 do livro de música, muito conhecida pelas crianças.

Mais outro dia chegou

(CD 04 M-20  – Baby Hits II)

 

Mais outro dia chegou, eu vou
Conversar com meu Deus.
Quero um dia feliz, que diz
Muita paz, muito amor. 

Aos meus colegas
Quero todo bem
E a professora também.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Somando os valores nos produtos do Mercadinho


Já chegou a hora de somarem os valores dos produtos fixados no Mercadinho Faz de Conta. As crianças divididas em grupo de quatro componentes foram questionadas em diferentes situações, dentre elas o reconhecimento das células existentes no caixa e a soma dos valores de três ou quatro produtos do painel.