Alfabetização através das músicas...
É nesse ritmo que as crianças do
1º ano “A” da Escola Municipal Alcino Carneiro (Alcinópolis/MS) interpretam a
leitura e a escrita ampliando gradativamente seu conhecimento num ambiente
descontraído, pois “os sons, ritmos e movimentos diferentes fazem com que as
crianças descubram e ampliem capacidades colaborativas no desenvolvimento. A
escola deve perceber que a música aproxima a criança de sua realidade o que
facilitará a descoberta da escrita de uma determinada palavra que já pronuncia enquanto
canta, pois terá um sentido real para ela” (MARTINS, 2012, p. 13).
A atividade com a referida música
teve seu início em 02/05/2012 e nesta terça-feira (29/05/2012) foi retomada com
nova estratégia na sala de tecnologias para as crianças entenderem o
significado da palavra onomatopeia... Pura diversão! Pronunciar essa palavra
incomum já foi um desafio... – O que é isso professora? Rapidamente entenderam
que é o modo de formação de palavras na imitação do som produzido para
representar algum ruído como o barulho da chuva, o tique-taque do relógio, as
vozes dos animais, etc.
Através do Datashow a letra foi exposta e a música
apresentada por estrofe, que era dada pausa ao término de cada uma delas. Em seguida
as crianças em pequenos grupos identificavam o nome do animal que acabara de
cantar. Nas primeiras atividades separavam a letra inicial desse animal com o
alfabeto móvel e consequentemente construíam toda a palavra com o auxílio do
folheto silábico. Novas palavras eram escolhidas dentro da estrofe para
encontrar no texto e escrevê-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário