É uma atividade extraclasse que está voltada
principalmente para questão ambiental e foi criada uma música com nomes de
vários bichos que fazem parte do grupo de animais que compõe a Trilha. Com a
letra são programadas outras atividades que favorecem o raciocínio na
assimilação e associação entre melodia e nome de cada espécie com as réplicas.
Diante de um contexto envolvente, onde a ludicidade permeia proporcionando as
crianças terem contato com o texto, o concreto e a música, tornam-se mais envolvidas,
participativas, aprendem identificar e promover com maior sagacidade a
aquisição da leitura e escrita.
Forma-se um grande círculo, no centro várias
réplicas de animais e alfabeto móvel. Com as crianças a letra da música, lápis
grafite e de colorir. Em cada estrofe cantada, faz-se uma pausa. Pedir para
todos que identifiquem e circulem a parte da música que acabaram de cantar.
Alertar para quantidade de linhas (versos) que já foram cantadas através de
texto expositivo (datashow). Nomear uma dupla para separar as réplicas dos
animais citados na estrofe e em seguida selecionar a letra inicial do nome de
cada animal com o alfabeto móvel. Pedir para todas as crianças da roda
encontrar o nome dos bichos no texto, ou seja, na estrofe que circularam solicitar
pintura em cor clara nas palavras. Dar tempo para a socialização das
descobertas. Concluindo a primeira estrofe, dá-se continuidade cantando a
segunda e todo o processo é refeito até o final da música com novas duplas de
crianças.
A atividade é retornada em outros momentos com
maior complexidade conforme a evolução da leitura e escrita, o que era
exigência da letra inicial, passa para sílabas, palavras... Formação de frases,
descobertas de outras palavras no texto e especialmente brincar com as rimas.
[...] O uso de rimas nas poesias diverte as
crianças, chamando a atenção para o seu som e facilitando a relação oralidade
versus escrita. A música exerce grande influência sobre a criança, por isso os
jogos ritmados devem ser aproveitados e incentivados na escola. Música é
linguagem. As experiências musicais favorecem a organização do pensamento da
criança. Quando mais ela tem oportunidade de comparar as ações executadas e as
sensações obtidas através da música, mais sua inteligência e seu conhecimento vão
se desenvolvendo. (GÓES, 2009, p. 15)
TRILHA ECOLÓGICA
Rô, rô-rô, na Trilha Ecológica eu vou
Rá, rá-rá, os animais irei visitar.
O dinossauro inteligente,
A cobra é uma serpente.
O perigoso tubarão
E o felino leão.
A onça enfurecida
E a arara colorida.
Rô, rô-rô, na Trilha Ecológica eu vou
Rá, rá-rá, os animais irei visitar.
A galinha de angola vai cantar
Para o lobo-guará.
O cavalinho trotador
O sapo é pulador.
O macaco palhacento
O jabuti é muito lento.
Rô, rô-rô, na Trilha Ecológica eu vou
Rá, rá-rá, os animais irei visitar:
O porquinho roncador,
O veado é saltador.
Leão-marinho atraente
O jacaré é sorridente.
O elefante “Doutor”,
O golfinho é nadador.
Rô, rô-rô, na Trilha Ecológica eu vou
Rá, rá-rá, os animais irei visitar.
A vaquinha Mimosa
A aranha é venenosa.
O burrinho empacador
O ratinho é roedor.
A ema e a girafa num alvoroço
Para medir o seu pescoço.
O ursinho rebolador
Vai mostrar onde estou.
Rô, rô-rô, na Trilha Ecológica eu vou
Rá, rá-rá, os animais irei visitar.
(MARTINS, 2010)
Música e animais da Trilha
No dia 17 de abril foram apresentados às crianças os
animais que fariam parte da primeira etapa da Trilha Ecológica de Percepção de
2012. Para abrir os trabalhos com a referida atividade também foi apresentada a
letra da música da trilha impressa no caderno e no Datashow, onde as crianças em
dupla tinham de localizar o nome dos animais de cada estrofe cantada, circular
e colorir, separar as réplicas e encontrar no alfabeto móvel a letra inicial de
cada animal.
Durante quatro dias as crianças aprenderam e se divertiram com as réplicas sem entender como seria a atividade extraclasse que estava por vir e no dia 24 de abril começou na sala de tecnologias outra atividade com a música. Desta vez as crianças tinham que numerar as estrofes e trocar os “XXX” pelo nome dos animais, utilizando como pesquisa o caderno com a atividade concluída em sala de aula. Para criar o arquivo da atividade utilizou-se o programa PowerPoint e a música foi distribuída em 16 slides.
No dia 03 de maio a música é novamente impressa numa folha (A4) para as crianças circularem e colorirem os nomes apenas dos animais que aparecem, onde o desenho do jabuti tinha de ser concluído.
Nenhum comentário:
Postar um comentário