quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PAINEL DO MERCADINHO




Mercadinho faz de conta

A atividade inicia com um convite para as crianças trazerem de suas casas rótulos de produtos utilizados nas compras de mercado, como embalagens de arroz, feijão, bolachas, caixas de creme dental, etc.
Com papel manilha montar um painel grande apenas com o nome do mercadinho. À medida que as crianças trazem os rótulos, faz-se a leitura das palavras e são fixados no painel que passa ser construído gradativamente. Quando o mesmo é preenchido, são fixados valores em todos os rótulos. Nos dias em que a atividade é trabalhada, as leituras são feitas com palavras que estão nas embalagens escolhidas e também da identificação do valor de cada produto.
Construir um caixa para separar o dinheirinho. A partir do momento em que conhecerem os valores, terão de identificar o papel moeda correspondentes aos preços para iniciar o processo de compra e venda de produtos. A princípio trabalhar pequenos grupos (três, no máximo quatro), pois uns colaboram para a assimilação dos outros. Quando tiverem domínio nas identificações dos valores, propor um produto para cada componente, pedir para que separem os valores em cédulas e solicitar a soma do grupo.
Além dos objetivos de leitura, reconhecimento e manuseio do papel moeda, a exploração das escritas nos rótulos poderá ser interessante com o trabalho das vitaminas que estão especificadas nos produtos. Demonstrar os mais nutritivos e saudáveis, possibilitará às crianças reflexões sobre determinados alimentos ingeridos em grandes quantidades e sem benefícios.
Como esta atividade desperta interesse, algumas observações foram feitas sobre comportamentos, onde a princípio, para as crianças o dinheirinho é um brinquedo, mas no faz de conta elas apropriam-se e assumem o papel dos adultos da família. A maioria delas já traz do seio familiar o conhecimento prévio das células e seus valores, outras apenas reconhecem como dinheiro, mas não identificam valor.
Se a música é o carro-chefe na maioria das atividades, essa não poderia ficar sem o entusiasmo de ter no início dos trabalhos as crianças cantando e para isso foi criada a seguinte paródia:
Mercadinho Faz de Conta (Música: Calango dê)

Comprando dê, tererê
Comprando dá, tererê,     (bis)
No Faz de Conta, tererê
Comprando tá.    
Rótulos de casa trarei,
No Mercadinho venderei,
Arroz, feijão, açúcar
Mandioca e patê.
Comprando dê, tererê
Comprando dá, tererê,      (bis)
No Faz de Conta, tererê
Comprando tá.
Esperto eu ficarei,
Comprar apreciarei,
Somar e fazer troco,
Com dinheiro aprenderei.
Comprando dê, tererê
Comprando dá, tererê,      (bis)
No Faz de Conta, tererê
Comprando tá.
(MARTINS, 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário