Folheto silábico numerado
É uma réplica do banner silábico
confeccionado para leitura diária exposto na sala de aula. O diferencial é que
para cada sílaba no folheto
tem um número e através deles são indicadas sílabas para formação de palavras.
Com o banner as crianças visualizam técnicas de construção de palavras e o folheto
é um suporte que poderá levar para casa e identificar todas as palavras que
poderão encontrar, seja nos rótulos de produtos, na televisão, jornal,
revistas, nas atividades de casa, etc.
Quando a criança percebe que o
folheto numerado é um mecanismo que o ajudará na construção do seu aprendizado,
ou seja, com ele poderá dar maior presteza na aquisição especialmente da
leitura sem intervenção de outros, isso o torna um material de apoio
inseparável no seu dia-a-dia escolar e só desvincula-se do mesmo a partir da
estabilidade adquirida na leitura de diversos textos. Porém não se desligam
completamente, pois geralmente recorrem nos momentos de dúvidas, principalmente
quando a atividade está vinculada à escrita.
Meu Folheto Numerado (Música: Barata mentirosa)
Conhecendo os
pedacinhos
Palavrinhas vou
formar.
Unindo uma a
uma,
Vejam só o que
vai dar.
Rá-rá-rá,
ró-ró-ró,
Vejam só o que
vai dar. bis
Do camelo
escrevo CA
Da vaca escrevo
VA
Do lobo escrevo
LO
No CAVALO vou
andar.
Rá-rá-rá,
ró-ró-ró,
No cavalo vou
andar. bis
Muitos números
no folheto
Para as sílabas
encontrar
Inventar muitas
palavras
E histórias pra
contar.
Rá-rá-rá,
ró-ró-ró,
E histórias pra
contar. bis
No 63 tem PI
Da frente é a PO
No 13 tem CA
E a PIPOCA vai
estourar.
Rá-rá-rá, ró-ró-ró,
E a pipoca vai
estourar. bis
Se você é
inteligente
Logo vai adotar
O folheto todo
dia
Para tudo
estudar.
Rá-rá-rá,
ró-ró-ró,
Para tudo
estudar. bis
(MARTINS, 2010)
Quando a criança consegue
descobrir palavras no folheto, este passa ter mais significado e na interação
com outras crianças as descobertas se multiplicam tornando esse material um
grande potencial utilizado em todos os momentos capaz de proporcionar um
acentuado desenvolvimento, intensificando o despertar para a leitura com
propriedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário